Escolha uma Página

inovaçãoInovação, Gestão de Manutenção e PABX? O quê?

Que título sem nexo é este? Veja bem, ter um equipamento PABX hoje nem de longe é algo inovador, aliás, sabemos que até dá para não ter um equipamento físico em algumas empresas usando só telefonia IP, o chamado “PABX Virtual”. Mas a provocação do título é para dizer que o mesmo não faz sentido como inovação em si,  mas com aplicações criativas sim. Trata-se de um equipamento ou software específico mais do que estabelecido e usado no mercado. O mesmo esta ocorrendo no gerenciamento de manutenção com relação à sua informatização, tem gente usando “software PABX” achando que “está por cima da carne seca”.

Então perguntamos: por que os gestores de manutenção ainda usam vetustos sistemas de informação restritos somente a técnicos? Por que os principais interessados no resultado das manutenções tem que ficar à reboque da boa vontade da área em informá-los sobre o que está acontecendo com os equipamentos e máquinas dos quais eles são usuários?

O fato é que cada vez mais, sistemas de informação voltados para integração entre todos os envolvidos na manutenção e não somente a área técnica, serão como os PABX, algo que todo mundo tem. Neste momento já passamos da fase dos “adotantes iniciais”, os que vão primeiro obtém vantagem competitiva mas, pagam um certo preço pelo pioneirismo. São eles que “arredondam” o sistema.

As fronteiras antigas do tipo dados do sistema de manutenção da minha empresa e dados do sistema de manutenção das empresas terceirizadas, além de serem redundantes, incoerentes entre si e custosos, já não fazem mais sentido.

À você que é gestor de manutenção cabe a gloriosa tarefa de:

  • elevar o status da manutenção para o nível de importância que ela tem em qualquer negócio. Ninguém fará isto por você correto? E você concebe isto sem um bom sistema de informação?

 

  • integrar todo o ecossistema de informação envolvendo gestores, usuários finais e técnicos, todos alinhados na obtenção de máxima disponibilidade e funcionalidade dos equipamentos/máquinas em prol do sucesso do negócio