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Fornecedores de serviços de manutençãoFornecedores de serviços de manutenção e informações.

Vamos partir do cenário em que uma empresa prestadora de serviços de manutenção (aqui chamada de Fornecedor) atende a dezenas de clientes com sua equipe de técnicos e possui um sistema interno de gestão de manutenção. Na outra ponta, temos os Clientes, cada um tendo também seus sistemas internos de gerenciamento de manutenção. As tecnologias destes sistemas são as mais diversas, a integração entre eles é praticamente nula.

Então temos um problema, são vários bancos de dados ilhados entre si. Ocorre que tanto o Fornecedor quanto o Cliente precisam compartilhar dados para maior eficácia de suas operações, um exemplo claro é o de aprovação online de um orçamento de manutenção em um equipamento/máquina sem contrato de manutenção. Hoje a maioria das empresas resolve isto com um alto custo através de métodos clássicos como telefonemas, envio de e-mail, papelada burocrática e até pelo jurássico Fax.

Fica claro que é necessário a construção de uma ponte para interligar os bancos de dados. Só que isto é economicamente inviável e demandaria muito tempo. Imagine interligar um sistema ERP X com um sistema ERP Y? A solução então é ambos, Fornecedor e Cliente, usarem um mesmo sistema de informação obrigatoriamente projetado para a internet uma vez que o compartilhamento de dados é mandatório.

Outra questão pertinente é de quem deve ser a iniciativa deste compartilhamento. Na minha opinião pode ser de ambos, mas, neste post explorarei a ação a partir do Fornecedor. Considerando que um Fornecedor é central no atendimento de vários Clientes, ele pode sim cooptar sua clientela no uso de um sistema comum de interesse mútuo.

Existem diversos fornecedores no mercado brasileiro que oferecem sistemas de informação para a finalidade aqui tratada. Também existem diversas políticas comerciais: ambos pagam pelo sistema ou apenas um paga. Posso recomendar nosso sistema de gerenciamento de manutenção que atende a todos os requisitos de uma gestão enxuta, prática e de rápida implantação:

Quando um Fornecedor toma a liderança e passa a atender seus clientes também de forma online, ele colhe alguns benefícios, entre os principais estão:

  • melhoria da imagem como uma empresa atualizada
  • redução do custo de atendimento telefônico
  • aumento da capacidade de recepção de demandas de atendimento
  • controle online dos trabalhos dos técnicos em campo
  • resposta rápida a questionamentos dos clientes a partir de dados confiáveis
  • Analise quais clientes podem começar esta experiência com sua empresa e saia na frente.

Sucesso!